top of page
20220521_100418.jpg

Cubo:“Quadrado do quadrado, ele tem, na ordem dos volumes, a mesma significação que o quadrado na ordem das superfícies.”

 

 

 Nosso Cubo:Criação de um espaço idealizado através de uma nova geometria a partir de 2 m² e da interação poética de duas artistas.

20220521_100234_edited.jpg

Geometria do Encontro

O Coletivo foi convidado para expor novamente na Casa de Vidro, onde foi nossa última parada, às vésperas da imposição do isolamento social, e nosso último encontro antes da pandemia - o último dia da vida como a gente a conhecia. 

 

A distância e o isolamento impostos pela Covid-19 criaram um vácuo que, para as artistas, foi como um divisor entre um mundo anterior e o que tem se configurado. Esse vácuo, para além da distância física, representa os vazios internos, simbólicos e emocionais que temos experienciado. 

 

Agora é o momento da resistência na busca do reencantamento e da conexão com o outro, do resgate da humanidade em cada um, num constante exercício de empatia e ressignificação diante do atual cenário global de guerras e incertezas num mundo que nem sabemos o que está por vir.

 

Durante a pandemia, o Coletivo buscou estabelecer outras relações com os espaços, propondo intervenções em muros e fachadas, em espaços públicos, externos e virtuais. Paradoxalmente, apesar do distanciamento, o grupo se manteve mais unido, produtivo e presente no cenário artístico e cultural.  

 

Para esta nova exposição, Geometria do Encontro, trazemos todo este contexto acima, repensando também o nosso espaço do m², com a proposta de uma expografia em 7 cubos vazados, onde as 14 artistas trabalharão em parcerias. Cada cubo será ocupado por uma dupla, que produzirá uma obra a partir dos trabalhos de 2020 e as relações surgidas neste novo contexto. Expandindo, assim, do bidimensional para o tri, do virtual para o físico, do individual para o coletivo, construindo uma relação concreta dentro de um cubo idealizado.  


 

Coletivo 1MULHERporM2

Fevereiro 2022

bottom of page